Ter uma ligação emocional à sua casa pode acabar por ser uma desvantagem. A verdades é que muitos proprietários guardam memórias e vivências passadas relacionadas com as suas casa, e, por vezes, isso dificulta a venda. Os compradores olham para os imóveis de forma diferente, ou seja, vêem-nos do ponto de vista da transação. Não é benéfico permitir que a ligação emocional à sua casa faça com que deixe de fazer um boa venda.
Quando chega a altura de vender a casa, muitos proprietários questionam-se se a devem vender sozinhos. Poderá ser um erro tentar vender a sua casa sem apoio externo. Pois vender uma casa é muito mais que colocá-la em sites e esperar que os compradores telefonem. Um consultor ou agência imobiliária com experiência do mercado local irá fazer com que um imóvel seja vendido pelo preço adequado e o mais rapidamente possível. Irá fazer uma avaliação justa da casa, muitas vezes utilizando comparações, e assim conseguir que a casa seja vendida por um valor justo.
Depois do imóvel estar angariado, um consultor irá partilhá-lo junto de outros consultores e agências imobiliárias (e das respetivas bases de dados) para se assegurar de que atinge a maior audiência possível. Mas atenção, pois nem todas as agências imobiliárias trabalham assim. Antes de assinar um Contrato de Mediação Imobiliária, deve perguntar qual é o plano de marketing para a divulgação e partilha desse imóvel com outros profissionais do setor.
Outro cuidado que deve ter, é a escolha do consultor imobiliário/ agência imobiliária. Escolher a pessoa errada pode pôr em causa a venda da sua casa. Nem todos os profissionais do ramo da mediação imobiliária trabalham da mesma forma e por esse motivo deve escolher aquele que tem mais experiência e resultados na localização do seu imóvel.
Se inflacionar o preço de venda do seu imóvel, irá fazer com que os compradores se afastem da sua casa e irá fazer com que esteja mais tempo no mercado do que aquele que é necessário. Há pesquisas que nos dizem que quanto mais tempo um imóvel está no mercado, maior será a diferença entre o preço pedido e o valor de venda final. É importante escolher um consultor que faça uma avaliação imobiliária, utilizando o método comparativo de mercado, baseado em imóveis vendidos recentemente e nas tendências atuais de mercado para que seja atribuído um preço justo e competitivo.
Um aspeto importante a ter em conta é preparar a sua casa para receber visitas. É talvez um dos fatores que exige mais tempo aos proprietários, mas que também pode ser o ponto que vai facilitar mais a venda desse imóvel. Um comprador quando visita um imóvel gosta de sentir como se já lhe pertencesse, e por essa razão é muito importante não esquecer uma boa limpeza, arrumação e eliminar odores que possam existir. Tudo isto são detalhes que podem fazer a diferença e que vão ajudar aos proprietários a vender um imóvel.